É um equipamento que foi desenvolvido especialmente para conectar um sistema telefônico convencional a uma linha móvel (celular) utilizando um módulo para essa conexão com a rede.
Desse modo, o usuário pode distribuir o uso da telefonia celular entre vários usuários e/ou entre diferentes equipamentos tais como: centrais telefônicas, telefones comuns (padrão Telebrás), etc. A interface é um módulo que opera com tecnologia GSM.
Características:
- Interface de Linha Tronco conexão para Telefones analógicos ou para PABX como linha tronco
- Inserção SIM card via tom DTMF à partir do telefone conectado
- Programação local via tom DTMF à partir do telefone
- Chamada de Dados com um software dedicado
- Chamada em espera e serviços GSM gerenciados via tom DTMF à partir do telefone conectado
- Geração de polarização reversa na linha telefônica.
BASTA APENAS COLOCAR SEU CHIP GSM
Vantagens
As chamadas para celular em geral são mais econômicas quando feitas de celular para celular. Dependendo do plano das concessionárias, reduz-se o custo do minuto usado e não paga-se os pulsos da rede física (essa redução, dependendo do plano corporativo, chega a níveis aproximados de 50%). Existem também planos com tarifas para longa distância, onde o custo da chamada DDD é muito menor que por linha convencional. Se este for seu caso, encaminhe as chamadas pela interface celular da seguinte maneira:
1) Bloqueie o acesso a telefones celulares e/ou ligações interurbanas de longa distância de todos os ramais internos do seu PABX.
2) Programe o seu PABX para que todas as ligações para celular sejam feitas pela interface celular.
Racionalizando o uso em PABX
Em geral, possuem a facilidade de criar grupos de tomada de linha externa através de sua programação de uso, selecionando o acesso telefônico naquele grupo a somente alguns usuários.
Exemplo:
Criar o acesso restrito à linha externa dois, onde estará conectado a interface celular, que seria acessada por seu número físico (92, p.ex.). Assim, todos os ramais internos ao discar ?0? acessam todas as linhas externas menos a linha dois, que deverá ser acessada pelos usuários restritos através do código numérico físico da linha disponível em cada PABX.